top of page
Foto de Mariane Nunes (Nuna).jpg

Mariane  Nunes, por Tiago Santana

Mariane Nunes é diretora de fotografia e artista visual graduada em Audiovisual pela ECA-USP. É membra associada da APAN - Associação de Profissionais do Audiovisual Negro e colaboradora do DAFB - Coletivo de Mulheres e Pessoas Transgênero do Departamento de Fotografia do Brasil. Foi membra da gestão do NCN - Núcleo de Consciência Negra de São Paulo e fundadora do coletivo de artes OPÁ Negra.

Nas suas produções audiovisuais, suas obras utilizam a imagem como matéria prima para a expressão da representação e representatividade da população afro-diaspórica, valorizando a sua multiplicidade, originalidade e tradição cultural. Os processos para as construções imagéticas e narrativas valem-se de abordagens técnicas, estéticas e simbólicas que contribuem para a construção de imaginários de uma sociedade antirracista e igualitária.

Dentre os seus trabalhos destacam-se:

Direção de fotografia do longa metragem documental Chico Rei entre Nós, dirigido por Joyce Prado e selecionado para estreia na 44a Mostra Internacional de São Paulo e para o Encontro de Cinema Negro Zózimo Bulbul 2020. Direção de fotografia do curta-metragem de ficção Receita de Caranguejo, dirigido por Issis Valenzuela. Participação no Cinélatino 32° Rencontres de Toulouse, 31° Festival de Curtas Kinoforum e premiado no Festival de Cinema de Gramado 2020. Direção de fotografia do curta-metragem de ficção Sem Asas, dirigido por Renata Martins. Ganhador da 3° Mostra Competitiva de Cinema Negro Adélia Sampáio e ganhador do 19° Grande Prêmio do Cinema Brasileiro 2020, entre diversos outros festivais. 

Direção de fotografia do álbum-visual Bom mesmo é estar de baixo d’água e dos videoclipes Notícias de Salvador e Acalanto da cantora Luedji Luna, e do videoclipe Terra Aféfé da cantora Margareth Menezes com direção geral de Joyce Prado. 

Direção de fotografia das três temporadas do programa Programa TransMissão. Apresentado pelas artistas Linn da Quebrada e Jup do Bairro e dirigido por Claudia Priscila e Kiko Goifmann, realização do Canal Brasil.

bottom of page